segunda-feira, 15 de abril de 2013

Impactos Ambientais do Lixo na Zona Rural

Lixo: é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora; Resto ou coisas inaproveitáveis; Imundice; sujeira; cisco. 

Impacto Ambiental: é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. 

O futuro da humanidade depende da relação Homem x Natureza e por isso a questão ambiental vem e tornando cada vez mais importante na vida de toda a sociedade. 
A zona rural além de viver período de escassez de água, onde a seca atormenta os moradores, animais e plantações, a quantidade de lixo é tão grande que alguns animais estão morrendo não por estiagem, mas pela quantidade de lixo espalhado na comunidade. Como um grande exemplo temos uma curiosa historia no município baiano de Capim Grosso onde animais foram encontrados mortos por ingestão de lixos que são levados pelo vento. Um dos moradores da fazenda disse o seguinte: Que esse lixo em sua maior parte é produzido pelos próprios moradores rurais, que os depositam nos chamados “munturo”, para que virem adubos, mas há todo tipo de material, sendo inclusive os mais leves carregados pelo vento e podendo causar esses prejuízos aos animais.

No aparelho digestivo desses animais foram encontradas sacolas plásticas.

Lixo na zona rural é um importante assunto pra ser tratado, mas as pessoas se esquecem, acham que só o lixo urbano deve se tratado, mas esquece de que a sociedade depende do agricultor pra sobreviver. 

Impactos Ambientais mais frequentes na zona rural: Diminuição da biodiversidade; Mudança do clima; Extinção de algumas espécies; Os impactos ambientais causados pelos lixões são diversos, e os governantes não veem o lixo como prioridade. Enquanto animais morrem, crianças adoecem e muitas vezes morrem os governantes ficam de braços cruzados.



2 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizar a 3ªE do IF Baiano - Campus Santa Inês pelo blog.
    Em relação ao tema " Impactos Ambientais do Lixo na Zona Rural",vale acrescentar que a ingestão de lixo (sacolas plásticas, por exemplo)por animais, neste caso ruminantes, está associado a falta de suplementação mineral aos animais, que muitas vezes não é realizada pelos produtores. A deficiência de minerais leva a ingestão de "coisas estranhas", como mostra a imagem acima, ok!
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque voces escluiram meu comentário, que eu fiz antes aqui?

      Excluir