segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os Três R’s fundamentais: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR na Zona Rural.




REDUZIR 

Pense antes de comprar para descartar menos. Metade do que se compra é pura embalagem, que na maioria das vezes sempre vai direto para o lixo.
Procurar usar sacolas permanentes, principalmente em zona rural onde malmente existe coleta do lixo. Use mais produtos recicláveis, evite adquirir produtos embalados com papel plastificado, parafinado ou metalizado (como os sacos de salgadinhos, por exemplo). Uma ótima ação é comprar só o que irá usar. Evite o consumo de materiais que resultam em lixo tóxico, como é o caso das pilhas e de outros produtos, como embalagem de adubo e agrotóxicos.

REUTILIZAR

Preferir embalagens retornáveis é sempre uma boa ideia. Reutilize ao máximo o material antes de descartá-lo. Ser criativo é sempre uma boa. Racionalizar o uso do papel é algo que influenciará muito no meio ambiente, inclusive quando se trata de zona rural, onde há um acúmulo muito grande de lixo. Enviar os livros que não quiser mais para os "sebos" ou para as bibliotecas públicas. Eles podem ser úteis para outras pessoas, até mesmo da própria comunidade.

RECICLAR

Separe os materiais recicláveis em casa, no local de trabalho, na escola, etc. Este é o primeiro passo para a reciclagem. Reciclagem é o resultado de uma série de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
A reciclagem devolve ao processo de produção materiais como papel, plástico, vidro, metal e matéria orgânica que já foram usados e descartados. Isto corresponde a preservar o ambiente e poupar energia. Existem formas de reciclagem artesanal que a pessoa pode adotar, como a reciclagem do papel e a compostagem do material orgânico. Que pode ser feita na zona rural como alternativa para reuso do que de fato, viraria lixo e agrediria de forma perversa o meio ambiente.



A natureza agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário