segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coleta e Destinação Final do Lixo

O lixo deve-ser coletado e depois levado a um deposito, junto com os outros lixos residenciais e de outras áreas. Nesse deposito é feito uma seleção separando metal, plástico, vidro, para ser reaproveitado, e o restante do lixo que não é aproveitado é enterrado em lugares apropriados. 
A coleta de lixo divide em aterros, lixão, incineração, e compostagem. 


No lixão o lixo fica exposto ao meio ambiente e a saúde publica, ou seja, em céu aberto causando a proliferação de moscas, mosquitos e baratas, além de causar doenças e a poluição de solos e rios. 
A incineração é um processo de decomposição térmica dos resíduos para garantir a combustão do meio ambiente e deve ter cuidado com o acondicionamento no coleta, transporte no armazenamento e no tratamento dessas matérias. 
Os resíduos produzidos na zona rural também podem ter outros destinos sem apenas o descarte. O lixo orgânico doméstico pode ser transformado em energia, biofertilizantes e até mesmo artesanato, sendo aproveitado de diferentes maneiras. A compostagem, por exemplo, é uma ótima alternativa, pois pode transformar resíduos em adubo, que se for adicionado ao solo melhora suas características física e biológica. Outra alternativa é o biodigestor. Por ele há um processo de decomposição, eliminando os germes e bactérias, que são prejudiciais ao homem e a natureza. O produto restante ao final da decomposição é um excelente biofertilizante. O biogás formado dentro do biodigestor pode ser utilizado em fogões, aquecimento de granjas, lamparinas, etc. 
Podemos citar dois aterros importantes que são os aterros sanitários e a aterro controlado ambos são iguais, pois são responsáveis pelo lixo domiciliar e pelos resíduos sólidos urbanos produzidos no solo, esse aterro deve ser localizado em uma distancia mínima de 200 metros de qualquer recipiente de água ou de fontes e rios e deve ser de fácil acesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário