domingo, 14 de abril de 2013

Será que a Guerra foi mesmo "FRIA"

Charge referente as potências mundial no período da Guerra Fria

Com o fim da II GM na década de 40, se determinou quem seriam as potências do novo período que se iniciava na historia mundial. A nova ordem mundial tinha como protagonistas econômicas a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e os Estados Unidos, ou seja, se estabeleceu um embate entre Socialismo X Capitalismo, duas ideologias sendo defendidas ferozmente por dois gigantes da nova era que se iniciava e que esperavam que os estados da zona de influência se posicionassem escolhendo um dos lados ou permanecendo neutro. A Guerra “FRIA” foi marcada por rivalidades políticas, ideológicas e econômicas e pela ausência de combates e guerras propriamente ditos, daí a origem do nome “Guerra Fria”. Mas, como sugere o título deste artigo, será que essa guerra foi mesmo tão “fria”? Vamos a uma explicação um tanto quanto lógica e baseada em alguns fatos históricos. 

Segundo os historiadores, o momento em que acontece a Guerra Fria é um dos mais temidos de toda a história, por toda a humanidade, isso porque o poder arsenal dos EUA e da URSS era muito grande, uma simples bomba atômica seria capaz de destruir o planeta Terra inteiro. Não houve ataques nem uso desses armamentos contra pessoas.Mas, e como as mesmas ficaram com um sentimento de ameaça, esperando que uma bomba caísse sobre suas cidades a qualquer momento.E com a divisão da Alemanha a partir da criação do Muro de Berlim, como as pessoas ficaram sendo vigiadas por 302 torres de observação e tendo como armadilhas 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda, tanques blindados e militares com armamento pesado? A única alternativa para essas pessoas era a fuga, só que esta era imprevisível e praticamente impossível. Muitos tentaram e muitos morreram, cerca de 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessá-lo. 
Período de tensões devido ao forte armamento dos dois países
Durante o período da Guerra Fria ficou visível que o conflito era muito mais pelo poder, já que em torno de toda disputa ideológica e de desenvolvimento bélico estava à conquista de estados aliados, onde a influência seria constante, ou seja, os dois lados praticavam uma política, que visava influenciar e conquistar a confiança e o apoio de outros Estados. Os EUA apoiavam os estados anticomunistas da América. A URSS dava seu apoio a Estados comunistas. Esse apoio era basicamente o fornecimento de armas e dinheiro. Mesmo nunca tendo havido um confronto direto e armado entre as duas potências durante toda a guerra fria, os EUA e a União Soviética se envolveram em conflitos de outros países, como por exemplo, a guerra da Coréia, onde os EUA apoiaram Coréia do Sul e a URSS ficou do lado da Coréia do Norte. Aí está um exemplo da determinação de cada um dos lados para manter sua influência e o poder não somente dentro de seu próprio Estado, mas também em outras partes do mundo.

Focos de tensão na Guerra Fria 
Como tudo tem um fim, a Guerra Fria também teve o seu, devido a uma crise econômica a URSS anuncia a sua dissolução. Em 1989 acontece à queda do muro de Berlim, que talvez para a Alemanha tivesse representado uma chance de verdadeiro recomeço após tantos conflitos pelo qual ela passou. A bomba não foi usada na Guerra Fria, talvez o receio dos EUA em gerar uma hecatombe nuclear fosse maior do que a ganância de vencer a guerra, e com a rendição da URSS os Estados Unidos mostrou mais uma vez toda sua força e passou a ser a maior referência de um sistema social seguido por quase todos os países do mundo, divulgando e aprofundando o princípio do “American Way of Life”. E assim o mundo pôde respirar com mais calma novamente, já que para a população em geral mesmo não vendo ataques com bombas e armas a ameaça era constante. A ameaça, a partir de então, passou a ser outra... Os EUA buscam reforçar laços de dependência econômica em todo o mundo e impor seus interesses, mesmo vestindo a pele de uma democracia... Várias economias de Estados que antes estavam sob a influência socialista passaram a se abrir para o sistema capitalista, ofertado pelos EUA, e o mundo se abriu para as indústrias americanas, o dólar se tornou a moeda do comercio e os EUA se tornou a potencia que conhecemos hoje.

População alemã derruba o Muro de Berlim.

Renúncia de Gorbachev estampada nos jornais.

Um comentário:

  1. Gostei do texto, das charges, do mapa, das imagens. Ficou muito bom. O objetivo foi alcançado. Afinal, este artigo pretendia ser informativo e destacar a tensão mundial que se estabeleceu durante a Guerra Fria, pelo fato de que as grandes potências mundiais, EUA e URSS poderiam decidir resolver suas rivalidades usando armas atômicas.

    ResponderExcluir