Você Sabia?


  • Desastre na Usina Nuclear de Chernobyl


No dia 26 de abril de 1986, aconteceu na usina nuclear de Chernobyl o pior acidente nuclear em tempos de paz. Uma explosão seguida de incêndio em um reator desta cidade ucraniana contaminou 75% da Europa.Nas imediações de Chernobyl, 31 bombeiros ou trabalhadores da usina morreram naquele dia e 135 mil pessoas foram evacuadas. A União Soviética tentou ocultar as proporções do acidente. O nível de contaminação aumentou o nível de radiação no ar em 600 mil vezes. Em todo o mundo, cresceu a polêmica em torno do uso e dos perigos da energia nuclear. Após o acidente, milhares de soldados construíram uma proteção de aço e cimento, denominada sarcófago, para proteger o reator destruído. Em 1995, foi elaborado um protocolo de acordo entre a Ucrânia e as sete nações mais industrializadas para o encerramento das atividades da usina nuclear de Chernobyl, em troca de assistência econômica.


  • Esse documentário da Discovery Channel, nos mostra como ocorreu esse desastre e  as consequências da radiação na população afetada. Assistam:



  • Criador da Bomba Atômica morre com Câncer.
O físico responsável pelo Projeto Manhattan Robert Oppenheimer, morreu aos 62 anos de idade com um câncer na garganta. Curioso não? O responsável pelas mortes de tantas pessoas com essa mesma doença, teve o mesmo fim que elas. Em uma de sua frases Oppenheimer diz: "Tornei-me a morte, a destruidora de mundos." Fica expresso que o sentimento de culpa existe, mas que ele conhece as consequências do uso das bombas.

  • Uma folha de Papel, assim como a que você tem em casa pode interromper a radiação alfa.

  • Uma folha de alumínio pode interromper a radiação beta.(Papel e alumínio e estaremos seguros)


  • O chumbo contém qualquer tipo de emissão de radiação.

  • São necessários somente de 6 a 8 quilos de plutônio para construir uma bomba de alto poder de destruição!

  • Os efeitos e a própria radiação só começaram a ser estudados profundamente depois da invenção das armas nucleares.

  • Nas regiões atingidas, sombras de seres humanos e marcas de objetos foram estampadas no que restou em pé. Nos corpos queimados também ficou a representação dos objetos que os protegiam, a cor e a textura das roupas.

  • O Museu Memorial da Paz de Hiroshima fica a 150 metros do local onde a bomba caiu, no edifício mais próximo do epicentro que manteve a estrutura de pé. É nesse museu que fica o Relógio da Paz, inaugurado em 2001, que mostra a quanto tempo o mundo está sem ataques nucleares e a quanto tempo está livre de testes nucleares. A contagem dos testes nucleares já foi recomeçada 12 vezes, duas por causa de testes norte-coreanos, e as outras dez por testes norte-americanos — alguns em conjunto com a Inglaterra. Só um presidente dos Estados Unidos visitou o museu, Jimmy Carter, depois que deixou a Casa Branca.

  • O japonês Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente das duas bombas atômicas reconhecido pelo governo do Japão, morreu no dia 4 de janeiro de 2010, aos 93 anos, vítima de um câncer no estômago. Em 6 de agosto de 1945, ele estava em Hiroshima a negócios, quando a cidade foi bombardeada. Apesar de queimaduras severas, Yamaguchi conseguiu retornar à sua casa, na cidade de Nagasaki. Lá, sobreviveu mais uma vez a um ataque atômico.

  • Mitos e curiosidades Sobre Radiologia:

    - Não se pode utilizar espelhos no local onde o aparelho de raios x está instalado;

    - Não se pode ficar na mesma sala durante o disparo dos raios x, mesmo quando se utiliza o biombo de proteção, pois a radiação fará curva e alcançará o operador;

    -Numa sala de exames de raio-x ,o ambiente está "contaminado" ou "carregado" de radiação;

    -A gestante não pode, em hipótese alguma, se submeter a uma radiografia;

     
FONTES:

2 comentários: