segunda-feira, 15 de abril de 2013

Histórico do Lixo na Zona Rural e Principais Resíduos encontrados no Lixo.

Animais consomem resíduos oriundos do lixo
O lixo vem sendo um grande problema nos tempos atuais por ser um grande contribuidor para a poluição ambiental, nas áreas urbanas é notável que a destinação que é dada ao lixo é incorreta, e nas áreas rurais do país a situação não é muito diferente, pois apenas 20% da população rural têm acesso aos serviços de coleta e descarte adequado do lixo, ao se depararem com este problema os produtores vêem apenas duas soluções para este problema é queimá-lo ou enterrá-lo, como fazem a maioria dos moradores da zona rural. 

O lixo rural é composto de diversos materiais ligados ou não a produção como: embalagens vazias de agrotóxicos e fertilizantes químicos, sobras de culturas, dejetos animais, vidros, latas, papéis, plásticos (sacolas e garrafas), pilhas, baterias, lâmpadas e alguns eletrodomésticos que são descartados pelo produtor, alguns desses materiais descartados de forma incorreta podem causar sérios danos ao meio ambiente e a propriedade, um exemplo são as vasilhas de agrotóxicos que por conter elementos químicos na forma iônica, que podem ser absorvidos e acumulados pelo organismo. Outros elementos também são poluentes, pilhas e baterias, que lança níquel e cádmio no ambiente; nas lâmpadas que possuem mercúrio, um metal tóxico que pode contaminar solos e a água. 

Embalagens Vazias de Agrotóxicos

Por o Brasil ser um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo o governo decidiu criar uma lei que obrigue que todo produtor, faça a devolução das vasilhas de agrotóxicos as empresas produtoras e elas façam o descarte correto das vasilhas. Após a devolução as vasilhas podem ser lavadas e incineradas e o material restante, pode servir de matéria-prima para outros objetos. A dificuldade no sucesso desse projeto está vinculada a dificuldade que o produtor tem de i ate os locais correto para fazer a devolução, muitas vezes falta transporte, tempo ou a própria falta do conhecimento. 

Diversidade de objetos encontradas em meio ao lixo rural
Com relação aos dejetos de animais, o problema esta relacionado à falta de tratamento adequada à aos mesmos, o volume produzido de dejetos na zona rural é muito grande e o potencial que esses dejetos têm de agredir é muito grande, por isso é importante tratar os dejetos de animais, esses resíduos podem servir de adubo. 

Assim, podemos perceber que o lixo que é produzido na zona rural não é um problema apenas dos moradores rurais, por isso deve-se dar uma atenção maior aos serviços públicos de coleta de lixo, destinação de materiais próprios da produção, prestados na zona rural, criar programas de educação ambiental que tenha capacidade de despertar uma consciência critica nos moradores, tornando-os capazes de relacionar o lixo que produze com problemas futuros, para a saúde, para o ambiente e para toda a humanidade em geral, além de cuidar melhor do meio ambiente em que vivemos.

Veja abaixo a um vídeo que mostra um projeto desenvolvido junto a comunidades de Arcos  que proporciona a coleta seletiva no meio rural. A iniciativa é desenvolvida com alunos da Escola Municipal Laura Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário