segunda-feira, 15 de abril de 2013

Funcionamento da Usina Nuclear

Na usina nuclear, usa-se o potencial energético como fonte de calor para aquecer a água que circula no interior do reator. Nela, possui três circuitos de água: primário, secundário e de água de refrigeração, onde a água de cada circuito não entra em contato com o outro. 

No vaso do reator (circuito primário), a água é aquecida pela energia térmica liberada pela fissão dos átomos de urânio, a uma temperatura de 320 graus. A água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica, para que não entre em ebulição e permaneça em estado líquido. O calor dessa água é levado para a água contida no gerador de vapor, que faz parte do circuito secundário. Com a troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina, resultando em energia elétrica. Esse vapor, após movimentar a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. Por fim, a água condensada é bombeada de volta ao gerador de vapor, para um novo ciclo. 

Usina Nuclear nos EUA


Controle da Reação Nuclear 

Para controlar a reação em cadeia, Barras de Controle do Núcleo do Reator são inseridas. As barras se constituem de uma liga prata, Índio e Cádmio, como propriedade pode absorver os nêutrons, minimizando o numero de fissões. Ao inserir e retirar as Barras de Controle podemos manter a população de nêutrons, desse jeito mantendo também a potência térmica do reator. Ao adicionar ácido bórico à água no interior do reator, as fissões poderão ser controladas. O produto é utilizado devido à propriedade que contem os seus átomos, eles absorvem os nêutrons que estão situados na faixa de energia que causa as fissões. A concentração de boro no refrigerante do reator vai controlar o número de fissões, aumentando terá um alto número e diminuindo um menor número de fissões.


Esquema de funcionamento  de Usina Nuclear.



Nenhum comentário:

Postar um comentário