sábado, 13 de abril de 2013

Uso da Radiação na Área da Saúde


Quando bem utilizada, a radiação vem se tornado cada vez mais um ponto positivo na área de saúde, exigindo profissionais que saibam lidar com esse tipo de material radioativo, não causando efeitos adversos as pessoas que necessitam desse mecanismo.

Utilização da Radiação na Medicina


A radiação é utilizada no tratamento e diagnostico de doenças, porém em grande quantidade essa radiação pode desencadear doenças que levará o individuo a óbito.
Simulação de Radioterapia
Tratamentos

Normalmente, os efeitos das radiações são bem tolerados, desde que sejam respeitados os princípios de dose total de tratamento e a aplicação fracionada. Os efeitos colaterais podem ser classificados em imediatos e tardios. 
Os efeitos imediatos são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital, e a medula óssea. Já os efeitos tardios são incomuns e ocorrem quando as doses de tolerância dos tecidos normais são excedidas. Manifestam-se por atrofias e fibroses. 
Quando são feitos tratamentos com materiais radioativos, são necessários equipamentos adequados para que os profissionais que atuam na área não sofram exposição excessiva, pois a radiação recebida é cumulativa e os danos eventualmente provocados são irreparáveis. Esses profissionais usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do equipamento no momento do disparo. Além disso, eles realizam exames periódicos para verificar se o nível de radiação recebida pode ou não pôr em risco a saúde da pessoa.

Avental de Chumbo

Radioterapia 


É um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose estimada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que envolve o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais. 
Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados, pelas radiações. Normalmente, os efeitos se relacionam com a dose total absorvida e com o fracionamento utilizado. (Fonte: Controle do Câncer) 


Braquiterapia 


É uma forma de radioterapia em que materiais radioativos são implantados nas proximidades do tumor. Define uma modalidade de tratamento em que doses de radiação são liberadas para atacar as células tumorais, sem que um grande número de células sadias seja afetado. 
Na braquiterapia, a radiação tem origem nos materiais radioativos colocados no interior do corpo, perto do tumor. Essa proximidade permite que altas doses de radiação sejam liberadas para atacar o tumor. A radiação fica restrita à região, não afetando órgãos mais distantes. 


Radioisótopos






Os Radioisótopos são formados por Isótopos, que são átomos com o mesmo número atômico e diferente número de massa. 
Compreender a origem, a presença e a diferença de isótopos em nosso meio ambiente nos dá condições de conhecer os limites naturais de segurança radiológica. 
Os radioisótopos também podem ser empregados com o propósito de diagnóstico, fornecendo informações sobre o tipo ou extensão da doença. O isótopo iodo, por exemplo, é usado para determinar o tamanho, forma e atividade da glândula tireoide  O paciente bebe uma solução de KI, incorporando iodo. O corpo concentra o iodo na tireoide  Após algum tempo, um detector de radiação varre a região da glândula e a informação é exibida, no computador, sob a forma visual.

Diagnostico de doenças

A radiação pode ser utilizada para diagnosticar supostas doenças, logo são utilizados alguns artifícios de detecção, tais como: mamografia, tomografia e radiografia. 

Mamografia 

A mamografia é também um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, que deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Auxiliando na prevenção e na redução de mortes por câncer de mama. 
Como o tecido da mama é difícil de ser examinado com o uso de radiação penetrante, possibilita somente suspeitar e não diagnosticar um tumor maligno. O diagnóstico é complementado pelo uso da biópsia e ultrassonografia. Com estas técnicas, permite-se a detecção precoce em pacientes assintomáticas e imagens de melhor definição em pacientes sintomáticas. 

Simulação da Realização da Tomografia
Tomografia 

É um exame computadorizado que serve para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo, sendo que as imagens fornecidas por esse tipo de exame, são mais precisas do que as de raio-x, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo.
Não apresenta riscos de acidente, pois é operada por eletricidade, e o nível de exposição à radiação é similar. Não se devem realizar exames tomográficos sem necessidade, devido à acumulação de dose de radiação.
Radiografia 

A radiografia é uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a região de estudo e interage com uma emulsão fotográfica ou tela fluorescente. Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e técnicas radiográficas. As doses absorvidas de radiação dependem do tipo de radiografia. Como existe a acumulação da radiação ionizante não se devem tirar radiografias sem necessidade e, principalmente, com equipamentos fora dos padrões de operação. O risco de dano é maior para o operador, que executa rotineiramente muitas radiografias por dia. Para evitar exposição desnecessária, deve-se ficar o mais distante possível, no momento do disparo do feixe ou protegido por um biombo com blindagem de chumbo. 
É importante ter um controle da quantidade e frequência da exposição do corpo a radiação, justamente porque pode gerar danos sérios a saúde, desencadeando doenças e amputação de parte do corpo.

Radiografia da Coluna de Vertebral de um Paciente

Assista abaixo um vídeo com o Dr. Alfredo Salim Helito, consultor e médico de família que explica quais cuidados e preocupações se deve ter ao fazer um exame que utilize métodos com radiação.

2 comentários: